Puxadinho padrão Fifa ou condo chique?

Que tal transformar os estádios da Copa do Mundo em condomínios verticais com moradias populares? É o que propõe o escritório de arquitetura 1WEEK1PROJECT. A dupla Axel de Stampa e Sylvain Macaux criou o projeto Casa Futebol, com alternativas de habitação para as arenas “padrão Fifa” – muitas delas, como se sabe, mal serão utilizadas por estarem situadas em estados onde o futebol local não é, digamos assim, uma Brastemp.

Os arquitetos não eliminariam a função principal dos estádios. O gramado, o campo, as arquibancadas, enfim, permaneceriam instalados e recebendo jogos de futebol. O entorno e parte da estrutura externa que, sim, ganhariam módulos, habitáculos presos e suspensos.

Projeto de reaproveitamento de grandes estruturas semelhantes foi desenvolvido pelo arquiteto Richard Rogers em Barcelona. Na cidade catalã, o Las Arenas de Barcelona, palco das famosas touradas do país basco, erguido no século 19, cedeu lugar e foi transformado há quatro anos em um imenso centro de compras chique.

De toda forma, é no mínimo polêmica esta ideia. E o que os arquitetos não devem saber é que, no Brasil, a coisa é mais embaixo.

A começar por quem teria direito a estas casas nos estádios. Seria um cadastro como o Minha Casa, Minha Vida, do governo federal? Esquece, não é obedecido, haja visto o que tem acontecido com os invasores de terrenos públicos, que acabam furando fila na distribuição das casas populares inclusive com a anuência dos próprios fiscais do programa.

E se for a iniciativa privada a gerir a ideia? Esqueça também. As moradias se tornariam condomínio de luxo, vendidas a preços exorbitantes, haja visto que estariam posicionadas como camarotes VIP sobre o gramado das arenas.

Enfim, de toda forma, vale para refletir sobre qual o futuro real dos estádios da Copa nas próximas décadas.

http://www.1week1project.org

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Uma consideração sobre “Puxadinho padrão Fifa ou condo chique?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s