Narisawa: o restaurante mais sustentável do mundo

Minha caríssima colega Thaís Botelho, jornalista das mais obstinadas e competentes deste País, manda esta lá do Oriente. Em recente passagem pelo Japão, Thaís conheceu o Narisawa, restaurante número 1 da Ásia, top 10 do mundo e considerado pela revista britânica “Restaurant” o mais sustentável do planeta em 2013.

O chef Yoshihiro Narisawa está à frente do restaurante que, segundo os critérios da Sustainable Restaurant Association, é o restaurante que demonstra o mais alto índice de responsabilidade ambiental e social do mundo. Localizado em Tóquio, o Narisawa privilegia fornecedores locais. O próprio chef é quem vai escolher e comprar os ingredientes direto dos produtores, garantindo a eles o seu sustento.

Nada vem de mercados. E este cuidado garante a Yoshihiro a criatividade de seu menu. A versão mais completa desta visita da jornalista ao restaurante você pode conferir na próxima edição da revista Platinum, nas bancas em junho. Leia à seguir a entrevista de Thaís com o chef.

O chef Yoshihiro Narisawa
O chef Yoshihiro Narisawa

Como você define sua cozinha?

Sigo a cultura Satoyama (termo utilizado para definir a cultura sustentável dos japoneses que extraem toda sua alimentação basicamente da montanha e provêm meios de “repor” esta troca, como dizem). Gosto e quero sentir a natureza viva em todos os meus pratos.

Quais são as vantagens e desvantagens de ser tão moderno em um país com tradições tão fortes?

As pessoas dizem isso, mas a minha essência é totalmente tradicional. Gosto de modernizar com o que temos de melhor. Os japoneses, por exemplo, vêm ao meu restaurante sabendo que vão comer as mesma coisas de sempre, mas de forma diferente. Minhas criações e ingredientes não vêm de mercados, mas, sim, diariamente direto dos produtores.

Há uma relação entre sua cozinha, a do Noma, do René Redzepi, e a do D.O.M, do Alex Atala, no que diz respeito a importância que vocês dão em servir tudo o que a terra pode fornecer, concorda?

É um movimento natural. As pessoas estão mais ligadas às coisas da terra. A natureza é quem mais me influencia.

A cozinha "da terra" do Narisawa
A cozinha “da terra” do Narisawa

(*) Arigatô, Thaís Botelho!

Uma consideração sobre “Narisawa: o restaurante mais sustentável do mundo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s