Coca-Cola e Puma: nova era

 

Duas idéias, duas marcas globais, dois problemas solucionados. Ok, não chega a ser notícia, afinal de contas, muita gente já deve ter lido sobre as imagens a seguir. Mas é de se tirar o chapéu essa proposta de nova garrafa pet para a Coca-Cola e de caixa de sapatos sustentável da Puma.

A primeira é resultado do trabalho de um aluno de design de Andrew Kim. Ele criou uma pet dobrável, por assim dizer, que fica 66% menor que as garrafas atuais de refrigerante, ocupa menos espaço, portanto, no armazenamento e distribuição, com vasilhas acopláveis verticalmente quando cheias e que liberam muito menos carbono na atmosfera. O projeto está em estudo pela fabricante de bebidas e pode ser incorporado.

A segunda idéia, está já em prática, vem de Yves Béhar, designer contratado pela Puma que criou esta ótima embalagem para os calçados da marca. Béhar e seu estúdio de design em San Francisco, o Fuseprojectes, decretaram o fim daquelas pilhas de caixa de papelão que sobram em casa (todo mundo tem!) ao desenvolver estas sacolinhas ultra práticas, modernas e, sobretudo sustentáveis.

Béhar e sua turma estudaram e remodelaram todo o processo de produção das embalagens. Em seguida, confeccionaram 10 milhões das novas caixas e o resultado foi a redução em 60% nos níveis de água, energia e diesel consumidos, 8.5 mil toneladas a menos de papel usado nas caixas tradicionais, 20 milhões de megajoules economizados em energia, 1 milhão de litros de água e outro 1 milhão de diesel também economizados e fora a reutilização das sacolinhas em diversos usos, retendo a necessidade de se utilizar as sacolas plásticas comuns.

Duas idéias, dois problemas a menos e o planeta agradece.

puma.com

fuseproject.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s